terça-feira, 29 de setembro de 2009

As mudanças no Mundo do trabalho e a Educação: Novos desafios para a gestão

RESUMO:
As mudanças no Mundo do trabalho e a Educação: Novos desafios para a gestão
Acacia Zeneide Kuenzer

O texto de Kuenzer é dirigido para a nova concepção capitalista decorrente da globalização: mais qualidade com baixo custo de investimento.
Nessa proposta fordista vemos os novos paradigmas economicos, sociais e culturais, novos temas de discussão, como a pobreza, as questões ambientais, a segurança coletiva e a exclusão, e, percebemos que a questão educacional começa a ser tratada como meio de inclusão ao mercado de trabalho, passando está a ser vista como finalidaade técnica. Porem, esta ideia de tecnicismo não pe mais suficiente para atender as demandas do mercado, passando a ter novos olhares pedagogicos: pedagogia organica.
Esta nova pedagogia tem por finalidade atender a uma divisão social e tecnica do trabalho, uma pedagogia que busca novos metodos e soluções organizacionais em curto espaço de tempo.
Novos conteudos, novas formas metodologicas, espaços pedagogicos, atores pedagogicos e formas de controle desta nova "sociedade" passam a ser o privilegio escolar e são determinantes para a mudança no mundo do trabalho. Assim, verificamos o novo perfil do profissional/estudante: ter pensamentos criativos, responsabilidade, sociabilidade, estar disposto a aprender e solucionar problemas analisando os riscos.

terça-feira, 22 de setembro de 2009


sábado, 19 de setembro de 2009

Trajetória de Gideon Souza Silva - Ex aluno da EJA


Parte I

Em 2007, a empresa Cardoso em parceria com a UESB implantou o programa Re-Aprender no espaço selecionado no Cardoso. Este programa tem o objetivo de alcançar as pessoas jovens, adultas e idosas que não puderam em período dito regular para os estudos, dar continuidade ao mesmo. Compreendendo que a educação é um processo contínuo, e que se aprende ao longo da vida, a EJA almeja inserir essas pessoas novamente no âmbito educativo, dando oportunidade para as mesmas aprenderem o que não puderam aprender antes.


Foi feita uma seleção onde 40 alunos se matricularam para dar inicio aos estudos que outrora por motivo de força maior haviam abandonado. Gideon S. Silva aos 43 anos, foi um dos funcionários do Cardoso selecionado para participar deste programa dando prosseguimento aos estudos, este desde 1980 quando começou a trabalhar, interrompeu na 5ª série seus estudos.

Durante 8 meses Gideon superou limites, perseverou e com muito força de vontade concluiu o primeiro ano recebendo seu certificado. Como afirma o próprio em sua entrevista aos alunos da disciplina EJA - Pedagogia UESB: “Foram 8 meses de recomeço”. Gideon também nos afirmou que seu professor Dejair foi muito importante em sua trajetória estudantil e também motivador para que não desistisse dos estudos.

Trajetória de Gideon Souza Silva - Ex aluno da EJA


Parte II


Em outro momento, Gideon foi matriculado na CPA (IERP), para concluir o ensino fundamental, posteriormente o médio. Apesar da desistência de muitos de seus colegas, ele não parou, olhou para o alvo que era concluir o 2º grau, e de passo em passo atingiu sua meta. Ele afirma que para ele foi muito difícil estudar a sociologia, a filosofia, o inglês, mas que iria chegar lá – “entrei para estudar...quero me molhar na chuva de coisas maravilhosas (...)”. Dos 40 matriculados somente ele e outro colega conseguiram o certificado de conclusão do 2º grau.

Em seu relato nos afirmou também que seus filhos foram de extrema relevância para que ele pudesse concretizar seus estudos, assim como as professoras Cássia Brandão e Josinélia Moreira que o inspiraram muito. No início do ano de 2009, Gideon fez uma redação para participar do Curso pré-vestibular Milenium, sendo aprovado mais tarde. Chegou a frequentar o curso por um curto período de tempo, menos de um mês e foi retirado do mesmo por faltar. Mais tarde prestou vestibular para administração na FIJ (Faculdades Integradas de Jequié).

Apesar de toda sua dificuldade, em trabalhar e estudar à noite, Gideon subiu os degraus da conquista de seus estudos e hoje aos 45 anos, está cursando na FIJ o 1º semestre de administração. Dos 40 alunos somente ele chegou ao ensino superior. Hoje com muito orgulho proclama aos quatro ventos – “Sou um universitário”. Nós alunos da UESB o parabenizamos pelo seu exemplo de fé, de garra, transformando as dificuldades em degraus. Você carrega a bandeira da vitória, que hoje é vista por todos nós. Parabéns e sucessos em sua nova caminhada!!!!!



Equipe: Antonio Carlos, Edvânia Souza, Jaldo Roseno, Lorena Matos, Márcia Gondim, Marileide Targino, Martha Miranda, Valdinéia Oliveira.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

terça-feira, 15 de setembro de 2009

domingo, 6 de setembro de 2009

História de Vida: trajetória de aluno da EJA


Na aula de sexta-feira, 11/09/2009, teremos o relato da trajetória escolar de um ex-aluno da EJA.

Curso: Pedagogia
Horário: 8h20
Sala: 19 (Pavilhão administrativo)

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

AVISO - TURMAS DE PEDAGOGIA/BIOLOGIA/MATEMÁTICA

Informo que amanhã, 04/09/2009, estaremos recebendo em nossa sala de aula, do Curso de Pedagogia, a visita de um ex-aluno da EJA, que atualmente está cursando Faculdade. Essa é uma oportunidade para ouvirmos as experiências de um aluno da EJA quanto a sua trajetória escolar enfocando as: dificuldades, avanços, motivações, contribuições do estudo para a sua vida social e no trabalho etc.

Os alunos dos cursos de Biologia e Matemática estão convidados para este momento.
Sala: 19 (Pavilhão administrativo)
Horário: 9h

Aguardo todos e todas.

Cássia Brandão

AULA 3 - HISTÓRICO DA EJA