terça-feira, 17 de abril de 2012

Correio o que a Bahia quer saber



AOS ESTUDANTES DO 6° ANO DA EJA, DA ESCOLA NOSSA SENHORA DA LUZ PARTICIPAM DA OFICINA DE MATEMÁTICA COM MATERIAL DOURADO

Estudantes do 6° ano da escola nossa senhora da luz participaram da oficina intitulada de “compreendendo as operações matemáticas por meio do material dourado” ministrada por alunos do curso de licenciatura plena em pedagogia pela UESB – JEQUIÉ, nesta terça-feira, 10 de abril de 2012.
Em entrevista concedida á nosso repórter, integrantes do grupo que ministrou a oficina de matemática, nos relatou a experiência vivenciada por elas:
“Ministrar essa oficina, especialmente nessa escola foi uma experiência única, a mesma nos proporcionou vivenciar a realidade de uma turma de educação de jovens e Adultos (EJA) levando-nos a refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem, compreendemos que deve acontecer de forma contextualizada especialmente nessa modalidade de educação.
Levar uma oficina de matemática para a sala de aula proporcionou uma nova visão em relação à educação, é possível sim, construir uma educação de qualidade para os Jovens e Adultos da EJA. Há varias maneiras de motivar a aprendizagem dos alunos, cabe ao professor unir os conteúdos da escola com o cotidiano do aluno da Eja. Ensinar não é só transmitir conhecimento, é acima de tudo uma união de conhecimentos, de idéias e aprendizagens.
 Conhecemos bem as dificuldades e empecilhos de se trabalhar a matemática na escola, e, portanto podemos descrever essa experiência como riquíssima, pois a mesma contribuiu de maneira significativa para amenizar as dificuldades encontradas no ensino da matemática. O material dourado facilita a compreensão dos alunos, pois, através dele é possível visualizar as operações matemáticas, ou seja, elas são concretas, palpáveis e proporcionam aos sujeitos da EJA compreender as relações existentes nesse mundo fantástico que é a matemática.”

Ministrantes da Oficina:Cleiton Souza/ Elian Souza/Gabriela Amaral/Leila Almicê/Thamires Sampaio.

AULA 3 - HISTÓRICO DA EJA