quarta-feira, 9 de maio de 2012

Começo e Recomeço


 Começo e Recomeço
No palco da vida onde tudo nos parece efêmero.
Há incertezas, que regem a busca por respostas.
Onde o ser humano torna-se protagonista da sua própria história.
Vencendo seus obstáculos desvencilhando através dos erros e acertos da sua trajetória.
Encontramos nesse palco da vida pessoas;
Que choram que riem, que lutam, que sonham e que renunciam coisas grandes ou pequenas da vida, para dar lugar aos anseios, a vontade de crescer, de estudar de aprender descortinando-se para o mundo.

Mundo esse cheio de idas e vindas, onde a vida é capaz de nos surpreender com a realidade, de pessoas que insistem e também desistem lutando contra o tempo, na tentativa de “recuperar” algo que foi perdido, não sabes por que motivos têm desistido.

Olhando para dentro de si através de um simples espelho, podem expressar o quanto são capazes de ambicionar seus sonhos crendo que chegarão além do que possam imaginar.

Pois sonhar e aprender faz parte da vida. Ninguém sabe tudo...  Ou quase tudo,
Aprendemos coisas... Todos os dias, que às vezes nem sabemos que sabemos. São os saberes da experiência, saberes da vivência que somos capazes de compartilhar, não só que gostamos, mas também o que detestamos.

É a vida! Que é cheia de altos e baixos de começos e recomeços onde o ser humano traduz sua história. Em relatos que chegam a nos emocionar demonstrando sua real necessidade de conquistar.
 Compreendemos que mais que inteligência precisamos  de humanidade  para sermos capazes de perceber no olhar do  outro o desejo de um pouco mais de  atenção .
É assim, que percebemos a importância da nossa formação, para termos a percepção.
De uma educação que liberta e construa uma identidade de um sujeito crítico.
O sujeito mesmo cheio de criticidade, que nem tudo sabe, e o tudo que sabe não aprenderam em um só dia.
Ele vive em constante movimentação.
Viver o hoje, pensando no amanhã, refletindo no passado e esperando pelo futuro...
No amanhã que poderá ser igual ao ontem,
Porém o sujeito esquece que estar nas suas próprias mãos o poder de transformação.
De mudar e de ser senhor de sua própria história através da educação.


Autores: Claudia Cardoso, Marcio Lima Valdineia Freire e Tais Batista.










terça-feira, 17 de abril de 2012

Correio o que a Bahia quer saber



AOS ESTUDANTES DO 6° ANO DA EJA, DA ESCOLA NOSSA SENHORA DA LUZ PARTICIPAM DA OFICINA DE MATEMÁTICA COM MATERIAL DOURADO

Estudantes do 6° ano da escola nossa senhora da luz participaram da oficina intitulada de “compreendendo as operações matemáticas por meio do material dourado” ministrada por alunos do curso de licenciatura plena em pedagogia pela UESB – JEQUIÉ, nesta terça-feira, 10 de abril de 2012.
Em entrevista concedida á nosso repórter, integrantes do grupo que ministrou a oficina de matemática, nos relatou a experiência vivenciada por elas:
“Ministrar essa oficina, especialmente nessa escola foi uma experiência única, a mesma nos proporcionou vivenciar a realidade de uma turma de educação de jovens e Adultos (EJA) levando-nos a refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem, compreendemos que deve acontecer de forma contextualizada especialmente nessa modalidade de educação.
Levar uma oficina de matemática para a sala de aula proporcionou uma nova visão em relação à educação, é possível sim, construir uma educação de qualidade para os Jovens e Adultos da EJA. Há varias maneiras de motivar a aprendizagem dos alunos, cabe ao professor unir os conteúdos da escola com o cotidiano do aluno da Eja. Ensinar não é só transmitir conhecimento, é acima de tudo uma união de conhecimentos, de idéias e aprendizagens.
 Conhecemos bem as dificuldades e empecilhos de se trabalhar a matemática na escola, e, portanto podemos descrever essa experiência como riquíssima, pois a mesma contribuiu de maneira significativa para amenizar as dificuldades encontradas no ensino da matemática. O material dourado facilita a compreensão dos alunos, pois, através dele é possível visualizar as operações matemáticas, ou seja, elas são concretas, palpáveis e proporcionam aos sujeitos da EJA compreender as relações existentes nesse mundo fantástico que é a matemática.”

Ministrantes da Oficina:Cleiton Souza/ Elian Souza/Gabriela Amaral/Leila Almicê/Thamires Sampaio.

AULA 3 - HISTÓRICO DA EJA