quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sugestão de roteiro para estudo do texto 3: “Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem”

Leiam o texto e procurem refletir sobre as questões abaixo. A seguir elaborem um texto que expresse a sua compreensão sobre a temática.
1. Qual o perfil das pessoas jovens, adultas e idosas?
2. O que é necessário compreender sobre os alunos jovens, adultos e idosos?
3. Quais os fatores que estão relacionados a fase de desenvolvimento humano do adulto que os distingue das crianças?
4. Quais outras diferenças existentes entre a criança e os adultos no processo de aprendizagem são apontadas pela a autora?
5. Qual a relação existente entre pertinência cultural e cognição? Explique as três linhas de pensamento abordadas pela a autora e suas implicações nas práticas pedagógicas da EJA.
6. Quais as características do modo de funcionamento cognitivo do adulto?
7. Quais os aspectos principais a serem considerados na elaboração de um currículo para a EJA?

6 comentários:

  1. vlw Pró! vai ser muito útil para organizar as ideias.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Pró Cassia, vou começar a estudar mais! Preciso compreender o que é EJA melhor e creio que com o auxilio de questionamentos, como esse, fica mais fácil. Se possível, a senhora poderia sempre, em todos os textos colocar um desses, não acha?! Um abraço, Taís.

    ResponderExcluir
  4. Esse roteiro com certeza será de grande utilidade para organização das ideias do texto e a compreensão do processo de aprendizagem dos sujeitos da EJA.

    ResponderExcluir
  5. Pró, vê novamente o link de Diferenças Culturais de Pensamento, tá como link corrompido.

    ResponderExcluir
  6. Cassia, eu nao achei a sala de aula nem na sexta passada, nem nessa (dia 13). to preocupado com as faltas. E eu passei no colegiado de pedagogia, matematica e no DCHL e nao souberam me informar. :/. E era pra fazer a discussao, né?! Posso fazer um resumo pra lhe entregar? ou algo do tipo? o que acha?

    ResponderExcluir

AULA 3 - HISTÓRICO DA EJA