domingo, 23 de agosto de 2009

ALUNOS E ALUNAS DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, MATEMÁTICA E BIOLOGIA


Queridos alunos e alunas;

Venho propor a vocês um novo desenho para a disciplina de Educação de Jovens e Adultos, com a criação deste ambiente para a socialização, a troca de experiências e um maior diálogo durante o semestre. Aqui vamos poder postar nossos textos, discutir, colocar nossas dúvidas, nossas concepções e ampliar o nosso tempo de estudo dialogando, inclusive, com outros atores, já que este se constitui um espaço aberto, democrático, de troca de saberes.
A experiência do semestre passado nos demonstra a importância que terá este ambiente. Nesse semestre, de 2009.1, os alunos produziram artigos, resenhas de filmes enfocando temas diversos da EJA, como: a sexualidade na EJA; a questão da auto-estima dos alunos e a relação com os processos de ensino e aprendizagem; a educação prisional; o sujeito analfabeto como ser histórico; a importância da formação de professores para os docentes da EJA; estudo de caso a partir da prática de uma professora da EJA; uma leitura da trajetória da EJA no Brasil a partir do filme narradores de Javé etc. E, todos esses trabalhos ficaram restritos a sala de aula, isto é, a professora e aos colegas de turma, já que não houve possibilidade de realizarmos o evento previsto para a socialização dos trabalhos.
Neste semestre de 2009.2, trabalhando em turmas e cursos diferentes, Pedagogia, Matemática e Biologia, podemos ampliar nossas discussões e criarmos uma rede enfocando a temática da EJA. Espero todos vocês nesse novo espaço de aprendizagem.

4 comentários:

  1. Gostaria de parabenizá-la pela criação deste espaço, o qual penso que será um meio de "troca" de conhecimentos, experiências e, portanto, terá uma grande contribuição àqueles que o acompanharem.

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga,

    Amei o desenho que você deu ao blog. Nele seus alunos não vão ser meros expectadores e sim produtores de conheciemento. Esse é o desafio com as TIC. Precisamos superar a concepção de mídia de massa que observamos em diversas propostas de EAD, onde o aluno é mero receptor de informações longe do seu contexto.

    É isso aí... Vamos blogar e produzir conhecimento articulados em rede.

    Beijos,

    Socorro Cabral

    ResponderExcluir
  3. Cassinha,

    Como sempre procurando inovar, proporcionando aos seus discentes a oportunidade de participar ativamente na construção do conhecimento. Parabéns pela iniciativa.

    Beijos.

    Josinélia Moreira.

    ResponderExcluir

AULA 3 - HISTÓRICO DA EJA