terça-feira, 29 de setembro de 2009

As mudanças no Mundo do trabalho e a Educação: Novos desafios para a gestão

RESUMO:
As mudanças no Mundo do trabalho e a Educação: Novos desafios para a gestão
Acacia Zeneide Kuenzer

O texto de Kuenzer é dirigido para a nova concepção capitalista decorrente da globalização: mais qualidade com baixo custo de investimento.
Nessa proposta fordista vemos os novos paradigmas economicos, sociais e culturais, novos temas de discussão, como a pobreza, as questões ambientais, a segurança coletiva e a exclusão, e, percebemos que a questão educacional começa a ser tratada como meio de inclusão ao mercado de trabalho, passando está a ser vista como finalidaade técnica. Porem, esta ideia de tecnicismo não pe mais suficiente para atender as demandas do mercado, passando a ter novos olhares pedagogicos: pedagogia organica.
Esta nova pedagogia tem por finalidade atender a uma divisão social e tecnica do trabalho, uma pedagogia que busca novos metodos e soluções organizacionais em curto espaço de tempo.
Novos conteudos, novas formas metodologicas, espaços pedagogicos, atores pedagogicos e formas de controle desta nova "sociedade" passam a ser o privilegio escolar e são determinantes para a mudança no mundo do trabalho. Assim, verificamos o novo perfil do profissional/estudante: ter pensamentos criativos, responsabilidade, sociabilidade, estar disposto a aprender e solucionar problemas analisando os riscos.

Um comentário:

  1. Será que esta é a função da escola?Somente "instrumentalizar" os indivíduos sem qualquer reflexão?Infelizmente isto vem acontecendo e cabe a nós mudarmos mais que urgentemente o papel da escola, de forma a tornar o aluno consciente do seu poder de transformação. Contudo isto só será possível mediante a mudança de postura dos profissionais de educação envolvidos em um processo crítico de ensino e na mudança do modelo de educação vigente.

    ResponderExcluir

AULA 3 - HISTÓRICO DA EJA