sábado, 19 de setembro de 2009

Trajetória de Gideon Souza Silva - Ex aluno da EJA


Parte II


Em outro momento, Gideon foi matriculado na CPA (IERP), para concluir o ensino fundamental, posteriormente o médio. Apesar da desistência de muitos de seus colegas, ele não parou, olhou para o alvo que era concluir o 2º grau, e de passo em passo atingiu sua meta. Ele afirma que para ele foi muito difícil estudar a sociologia, a filosofia, o inglês, mas que iria chegar lá – “entrei para estudar...quero me molhar na chuva de coisas maravilhosas (...)”. Dos 40 matriculados somente ele e outro colega conseguiram o certificado de conclusão do 2º grau.

Em seu relato nos afirmou também que seus filhos foram de extrema relevância para que ele pudesse concretizar seus estudos, assim como as professoras Cássia Brandão e Josinélia Moreira que o inspiraram muito. No início do ano de 2009, Gideon fez uma redação para participar do Curso pré-vestibular Milenium, sendo aprovado mais tarde. Chegou a frequentar o curso por um curto período de tempo, menos de um mês e foi retirado do mesmo por faltar. Mais tarde prestou vestibular para administração na FIJ (Faculdades Integradas de Jequié).

Apesar de toda sua dificuldade, em trabalhar e estudar à noite, Gideon subiu os degraus da conquista de seus estudos e hoje aos 45 anos, está cursando na FIJ o 1º semestre de administração. Dos 40 alunos somente ele chegou ao ensino superior. Hoje com muito orgulho proclama aos quatro ventos – “Sou um universitário”. Nós alunos da UESB o parabenizamos pelo seu exemplo de fé, de garra, transformando as dificuldades em degraus. Você carrega a bandeira da vitória, que hoje é vista por todos nós. Parabéns e sucessos em sua nova caminhada!!!!!



Equipe: Antonio Carlos, Edvânia Souza, Jaldo Roseno, Lorena Matos, Márcia Gondim, Marileide Targino, Martha Miranda, Valdinéia Oliveira.

5 comentários:

  1. O relato de Gideon foi de grande relevância para nosso aprendizado, pois foi possível constatar que é possível à aquisição do conhecimento em fase adulta, mas para tanto é preciso que o jovem ou aluno dessa modalidade de ensino queira aprender (aliás, isto se aplica aos alunos de qualquer modalidade de ensino). Nesse sentido, é preciso que o aluno perceba o conhecimento como algo imprescindível para sua vida, e que só a aquisição deste lhe possibilitará galgar posições melhores, tornando-o um indivíduo critico, capaz de agir, interagir e, sobretudo refletir sobre suas ações na sociedade.

    Vale ressaltar que as dificuldades encontradas pelo Sr. Gideon, não difere das dificuldades dos alunos do ensino regular. Para ser mais clara, acredito que muitos colegas de curso de Gideon, também têm encontrado dificuldade no aprendizado, o que nos remete a suspeita de que esta dificuldade está mais associada a fatores outros, que ao fato de ele ter retomado os estudos em fase adulta.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que as dificuldades estão sempre a frente do processo ensino-aprendizagem e indepedem da forma que é conduzida esse processo, se é alijeirado, como no EJA, ou regular. Em qualquer modalidade, em qualquer nível, há dificuldades. O que acredito é que muitas pessoas, como Sr. Gideon, por exemplo,que mostrou-se uma pessoa sonhadora, otimista, batalhadora, capaz de correr atrás dos seus sonhos e conquistá-los são raras, e temo por algumas dessas ingressarem no EJA e se decepcionarem com o que tem sido oferecido nessa modalidade.

    ResponderExcluir
  3. Também sei que as pessoas caracterizadas como "sonhadoras", não desistem fácil dos seus objetivos, mas não vamos confiar nisso...Prefiro apostar no EJA que ofereça um aprendizado digno e apropriado para aqueles que buscam recuperar o que acreditam ser "um tempo perdido". Sou educadora, professora do EJA e venho tentando fazer a diferença nos alunos que passam por mim.

    ResponderExcluir
  4. São pessoas como essas que fazem a diferença perante o quadro que encontra-se hoje na educação.Que esse testemunho siga como modelo para muitos dos estudantes da EJA, para que eles possam ver que por mais dificil que possa parecer é preciso ter determinação e traçar objetivos que com esforço eles serão alcansados como foi o caso de Gideon.Que ele continue assim determinado a ir em busca de novos horizontes e traçar novas metas.
    Parabéns Deus o ilumine em sua jornada!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. As diculdades encontradas pelos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, realmente não são diferentes de um aluno da Educação "regular". Mas o diferencial é que pessoas, como o Sr. Gideon, mostram que é possível sim acontecer aprendizagem ao longo da vida, ou seja, que não se aprende apenas na infância ou adolescência, se tivermos força de vontade, coragem, determinação e, acima de tudo, sonhos, para transformar as dificuldades em degraus.

    Parabéns Sr. Gideon!

    ResponderExcluir

AULA 3 - HISTÓRICO DA EJA