quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
AULA 3 - HISTÓRICO DA EJA
Aula 2 histórico da EJA
View more presentations from mariadecassia.
Ambiente organizado com o propósito de ampliar o diálogo entre os licenciandos dos Cursos de Pedagogia, Biologia e Matemática, professores e estudantes da EJA, educadores populares e demais interessados na temática. Espaço de troca de experiências, estudo e fonte de elaborações de propostas, de ações que garantam o direito de se aprender ao longo da vida.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEssa tirinha me fez refletir em como eu estou construindo minha formação, porque um aluno quando é visto em uma situação como esta ele fica totalmente desmotivado e encara a escola como um comércio, onde para se conseguir se promover as notas devem ser elevadas. Daí questiono: Será que esse aluno não conseguiu aprender e como conseguinte não desenvolveu nada de válido na avaliação para ter tido um desempenho péssimo? O que realmente é o bom?
ResponderExcluirA questão da avaliação no ambiente escolar é algo questionável. Na realidade, os métodos de avaliação que permeiam as instituições atualmente consiste predominantemente em uma prova na qual, os discentes deparam com algumas questões referente a determinados conteúdos anteriormente estudado em sala de aula e a partir da sua resposta frente a estas questões ele recebe uma nota.
ResponderExcluirAlguns educadores alegam que a prova é uma oportunidade para verificar como o processo de aprendizagem está ocorrendo. Também concordo com eles, mas se este instrumento fosse utilizado de uma outra forma.
Quantas provas já fizemos ao longo de nossa carreira discente? Quantas vezes tivemos a oportunidade dos nossos professores discutir por que uma das nossas respostas não estava correta? Quantas vezes ignoraram uma resposta nossa por que não estava de acordo literal com o livro didático? Quantas notas já consideramos injustas e nada pode ser feito? Essa nota realmente quantifica a aprendizagem? Quantas notas máximas já obtivemos por que memorizamos fragmentos inteiros de textos e apenas transcrevemos na hora da avaliação e dias depois já não lembrávamos de nada?
É necessário repensar esse método, pois determinados tipos de avaliação pode contribuir com o fracasso e até mesmo evasão escolar.
Nota-se que a avaliação tem assumido, e já a muito tempo,a funçao seletiva,uma função de exclusão daqueles que costumam ser rotulados como "menos capazes ,com problemas de apredizagem" e muitos ourtos termos parecidos.
ResponderExcluirModificara forma de avaliar implica na reformulaçao do processo didatico -pedagogico,desloca tambem a ideia da avaliação do ensino para avaliação do aprendizagem.
Uma nota excelente não quer dizer que o aluno atingio o objetivo ,quer dizer o apredizagem que espera o professor.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirpercebe-se nessa tirinha que em uma sociedade capitalista de consumo, em que a cidadania se confunde com o direito de ser consumidor, quase basta que se garanta a satisfaçao do cliente, motivo pelo qual se mobiliza as forças sociais.
ResponderExcluirEstarmos numa era onde os discursos sobre avaliação relata que o processo avaliativo é contínuo e processual. Porém o que acontece, na maioria das vezes, são métodos onde os alunos são medidos mediante uma avaliação escrita sem levar em consideração a vida escolar do aluno e as dificuldades de aprendizagens que alguns deles enfretam. É preciso que a comunidade escolar reveja os seus métodos avaliativos e metodológicos, pois cada vez mais temos alunos desmotivados e sem perspectiva para o futuro, acreditando que ter uma boa nota é melhor que a aprendizagem, mas os mesmos esquecem que quando há aprendizagem o resultado final sempre será satisfatório. Nós enquanto licenciandos, precisamos refletir sobre a realidade das nossas escolas e, posteriormente agir de forma que esta realidade possa tomar um novo sentido, principalmente para os nossos futuros aluno.
ResponderExcluirA escola precisa zelar pela qualidade do ensino e não pela quantidade.
a tirinha é interssante podemos inferir de diferentes formas. primeiro o fato do aluno se desmotivar po causa, das notas. Em segundo lugar trazendo pra dicussao da EJA esse aluno já tem uma experiencia de vida e isso deve ser levado em conta nos momentos de avaliar, é preciso ressaltar também como o aluno,sujeito do processo de ensino e aprendizado se ver!!
ResponderExcluirsujeito do processo de ensino e aprendizado
O quadrinho é muito interessante,pois demostra como o aluno está desmotivado ao receber suas notas.Percebe-se que esse aluno tem uma vivencia de vida e um olhar bem apurado para o fazer escola.Além disso perceber na fala dele de como a educação tem-se apresentado hoje como empresa, onde necessita de clientes para crescer.Tem-se de fato perdito o desejo e vontade de faser escola e a preática de educar.O ensino da EJA, deve ser ministrado sempre motivando e orientando esses alunos de como é importante a aprendizagem continuada e como aquiloirá fazer diferença na vida de cada um deles!!
ResponderExcluirKrishna
Um aspecto importante também é a responsabilidade e assiduinade desse aluno. Ele apesar de não ter tido um bom rendimento na prova, deve ser avaliado de outras formas, conhecer a realidade desse aluno e verificar as suas dificuldades. A aprendizagem é contínua e não pode ser avaliada é um único momento.
ResponderExcluir