sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Comentários sobre as atividades aplicadas na EJA

Baseado nas observações, conversas e atividades que foram realizadas com os alunos da EJA, constatamos algumas críticas em torno dos professores. Alguns alunos explanaram o descaso por parte de alguns educadores para com os indivíduos da EJA, a falta de motivação e um preconceito por parte dos professores. A respeito desse tema o aluno José retrata a fala de alguns professores, ao afirmarem: “esse ensino não levará a lugar nenhum”. Para esses jovens e adultos da EJA, alguns professores não estão compromissados com o trabalho da EJA, faltando muitas vezes, apresentando um conteúdo não muito rigoroso por conta do descrédito que estes têm por parte dos sujeitos dessa modalidade.
É importante abordar que, a função do docente da EJA é de buscar caminhos que promovam uma aprendizagem significativa para os sujeitos desta modalidade, apresentando discussões, projetos, trabalhos que desenvolvam um conhecimento acerca de como os alunos da EJA constroem sua aprendizagem, de que forma eles põem em prática seus conhecimentos e acima de tudo desenvolvendo o respeito, a solidariedade, a união, elementos que ajudarão no relacionamento com o próximo e na construção de uma sociedade melhor.
Percebe-se que, ensinar na educação de Jovens e Adultos, é um grande desafio, logo é necessário que o professor entenda como afirma o aluno Manuel que “o conhecimento faz parte de cada um, independente da idade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AULA 3 - HISTÓRICO DA EJA