quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Relatório da Visita ao IERP

Através da visita ao colégio IERP, podemos observar que a EJA é feita através de muitas divergências, pois não há uma condição de educação adequada; a falta de professores que compreendam adequadamente o projeto político pedagógico da EJA, é visível.


Percebemos por meio dos questionários feitos pelos alunos que eles têm a vontade de aprender, mas o que falta é uma base para que essa aprendizagem ocorra de forma significativa. Eles afirmam que querem ter um futuro melhor e até cursar uma faculdade, mas como a educação aconteceu de uma forma não muito adequada, esse sonho poderá ser adiado por algum tempo.

Foi possível entender que existe a diferença entre esses sujeitos dos diferentes ciclos, pois antes da visita a escola e do trabalho que desenvolvemos lá, mesmo que limitado e por pouco tempo, tínhamos um ponto de vista em relação a esses sujeitos, diferente da realidade que encontramos lá.

O que pensávamos em relação à EJA era uma educação limitada, de sujeitos que estavam na escola apenas para aprender a ler e escrever. E que não pareciam que tinham expectativas para o futuro, no que diz respeito à educação. Com os resultados encontrados na escola visitada, percebemos que não podemos subestimar esses sujeitos, pois eles relataram que queriam dar continuidade aos estudos, ingressar numa universidade, ter oportunidades de trabalho, e buscarem mais do que a escola oferece, e não ficarem estagnados, apenas como pessoas já alfabetizadas.

Ainda podemos observar, segundo relatos dos próprios alunos que há uma diferença nos conteúdos apresentados e nos métodos dos professores trabalharem, passando exercícios de reprodução, não criando discussões sobre temas que são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem dos mesmos.

Percebemos também os diferentes motivos que levam os alunos a buscarem essa educação, uns porque querem concluir o segundo grau, outros em busca de um emprego melhor enfim, cada um tem sua história.

Portanto, nossa visita ao IERP nos permitiu um olhar mais próximo da realidade da Educação para jovens e adultos. Uma educação que precisa ser melhorada, revista, repaginada.

Edvania/ Marileide/ Evani/ Lorena/ Martha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AULA 3 - HISTÓRICO DA EJA