sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Programa 3° Tempo- Aprender a fazer: Comentários sobre as visitas realizadas em uma instituição escolar

Durante os meses de novembro e dezembro, nós do V semestre de Pedagogia da UESB, Larissa, Cristiane, Thiana, Niuvan e Luciene, realizamos observações com o intuito de percebermos como os alunos da EJA entendem a temática: O conhecimento como instrumento de poder e inserção social. De acordo com dados obtidos, ficou claro que a maioria dos alunos que continuam frequantando a sala de aula, são indivíduos que por motivos que vão de trabalho à ocupações pessoais, sendo em sua grande maioria oriundos de uma realidade que não permite a ampliação das vontades, não conseguiram concluir a Educação Básica no tempo regular. O conhecimento é visto por eles como um meio para alcançar objetivos, conquistar o mercado de trabalho a partir da oportunidade que a escola oferece de construir um futuro melhor. Como Kohl afirma, é necessário que o aluno da EJA seja observado com suas singularidades e visto pelas condições que os diferenciam dos outro alunos, para que suas especificidades sejam relevantes no momento das interações professor-aluno.
Os alunos demonstraram um grande interesse por mudanças para efetivação de aprendizagens significativas, como pode ser salientado com um depoimento de uma aluna: " gostaria que as mudanças deste colégio fossem mudadas, [...] porque precisamos de mais máterias [...] tem alunos que não sabe nem se expressaar direito e nem escrever também". Diante dessa fala questionamos: O que realmente é aprender para esses sujeitos da EJA? Será que o evidenciado em sala tem dado algum resultado para sua vida diária?
Diante do que foi observado durante as visitas, faz-se necessário um repensar na qualidade da aprendizagem que está sendo oferecida para esses indivíduos, pois a mudança é gerada quando é intrínseca e encontra subsídios extrínsicos para que ela seja efetivada, daí ser essencial que professores e alunos estejam unidos com o propósito de mudar a realidade, para que a escola seja percebida por esses sujeitos , que tiveram os olhos vendados para o caminho do conhecimento e desistiram de prosseguir, como fundamental para o poder, atrelado à oportunidade de ter voz e saber expressar coerentemente seus ideais, e a inserção social, para que sejam vistos como um sujeito social com direitos e deveres iguais a todos. Concluimos com a fala de um aluno que diz: " devemos mudar para a melhor, ser mais inteligentes, ter atitudes boas e mudar nosso futuro".

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AULA 3 - HISTÓRICO DA EJA