terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Visita à turma H do 3º tempo: Aprender a Fazer


A visita a turma do 3º tempo da EJA: Aprender a Fazer aconteceu em dois momentos, nos dias 24/11 e 03/12

No primeiro encontro tínhamos como objetivo conhecer o perfil dos alunos da EJA, para isso realizamos uma dinâmica de descrição do colega e aplicamos questionários. Houve resistência por parte de alguns alunos que se recusaram a participar e saíram da sala, no entanto a maioria colaborou.

Houve uma discussão muita rica na sala, os alunos expressaram suas insatisfações em relação a alguns aspectos da EJA, como por exemplo, a organização dos conteúdos, a metodologia.

Um apelo muito comum entre eles foi em relação a alterar os conteúdos, estes deveriam ser mais ligados a vestibulares e concursos, segundo os alunos eles não vêem utilidade nos conteúdos que são passados pelos professores, alem da necessidade de integrar mais conteúdos de modo que evitasse a repetição do mesmo assunto durante varias unidades.Os alunos também demonstram não estar de acordo com à maneira como os professores passam os conteúdos, que acabam por desconsiderar a capacidade deles, como se eles não pudessem avançar.

No segundo encontro, fomos com a pretensão de atentar-se àquilo que os alunos já sabiam e àquilo que eles pretendiam saber, com relação aos conteúdos dispostos no eixo VI do projeto da EJA, tendo como abordagem “A sociedade globalizada”, a fim de propor um planejamento que atendesse as exigências expressas pelos mesmos alunos no primeiro encontro. Com auxilio de um vídeo que apresentava imagens relacionadas ao tema, solicitamos aos alunos, a produção de um texto, a partir daquilo que eles conheciam sobre a temática.

A experiência com os alunos da EJA foi de suma importância para a nossa formação, pois possibilitou a relação teoria-pratica, percebendo os limites e possibilidades de se trabalhar com a Educação de Jovens e Adultos.

Nossos agradecimentos primeiramente a Professora Cássia Brandão por proporcionar esse momento único e por ter acompanhado nosso trabalho dando todo suporte necessário, aos alunos da turma H que aceitaram colaborar com nosso trabalho e nos proporcionou momentos muito ricos, á coordenação da EJA por permitir a realização deste trabalho e pela confiança depositada em nós.

Fabiana de Souza

Ivan Lucas

Jucivana Silva

Tamires Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AULA 3 - HISTÓRICO DA EJA