domingo, 13 de dezembro de 2009

Atividade desenvolvida em turmas da EJA



por: Érica Silva, Fernanda Lisboa, Geisa Gomes e Lenorman Mustafa


As atividades que ora realizamos em uma escola da EJA, nos dias 26 e 30 de novembro, com a turma do Eixo 6, correspondente ao 1º e 2° ano do ensino médio, teve como finalidade conhecer o perfil dos sujeitos da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, bem como perceber o entendimento deles acerca da temática: “O conhecimento como instrumento de poder e inserção social”.

No primeiro encontro se fizeram presentes 18 alunos, sendo que no decorrer da dinâmica proposta eles foram se dispersando, chegando ao final com apenas 09 em sala. E no segundo, estavam presentes 11 alunos, sendo que 05 não estavam no encontro anterior. Dessa maneira, só foi possível conhecer o perfil de apenas 14 dos 46 alunos matriculados na turma, ressaltando que 12 são evadidos.

Com a dinâmica aplicada pudemos perceber que esses alunos demonstram através do “discurso” ter interesse pelo estudo, pela escola, e que estão ali tentando mudar a situação, na qual se encontram, mas com as observações realizadas do comportamento deles, esse interesse é imperceptível, além disso, não se percebem inseridos no contexto social. E, segundo Paulo Freire, quando não se percebem no contexto, esses sujeitos não conseguem superar a situação em que estão.

Essa falta de interesse, ou seja, de motivação não só por parte dos alunos, mas também por parte de alguns professores, foi um dos fatores observados, que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. Processo este que para ser significativo é imprescindível a colaboração de todos envolvidos na construção do currículo, para que esteja de acordo com os interesses e contexto sócio-cultural dos alunos.

Em relação ao motivo que eles alegam ter deixado e voltado à escola, destaca-se a questão do trabalho. Eles abandonam para trabalhar e voltam para conquistar um lugar melhor no mercado de trabalho. É importante salientar que uma parcela dos alunos nunca abandonou a escola, portanto não deveria freqüentar a modalidade da EJA, mas o ensino dito “regular”.

No que concerne a temática abordada, esses sujeitos acreditam que o conhecimento é adquirido somente através da escola, que possibilita o crescimento pessoal, profissional e intelectual, de modo a construir um futuro melhor, além disso, afirmam que não tem idade determinada para conhecer, para buscar informações, só depende da força de vontade e oportunidade que deve ser oferecida pela escola, a qual não cumpre seu papel.

Em suma, esse trabalho foi de grande importância para a nossa formação acadêmica, pois nos possibilitou ficar a par das dificuldades que são enfrentadas na prática, pelos sujeitos dessa modalidade de educação, de modo a colaborar para a elaboração de um currículo que esteja de acordo com os seus saberes e necessidades.

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AULA 3 - HISTÓRICO DA EJA