quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Baseado nos estudos proporcionados pela disciplina Educação de Jovens e Adultos, assim como pela oportunidade de conhecer mais de perto esta modalidade de ensino, pude observar o perfil quanto ao perfil destes sujeitos, que são pessoas normalmente que por algum motivo não puderam ter acesso ao ensino regular ou continuar seus estudos na idade “apropriada”, porém são pessoas que trazem consigo toda uma cultura, assim como possui uma história mais longa de experiências, conhecimentos e reflexões.
Estar mais de perto com estes sujeitos me fez refletir antes de tudo sobre o perfil também do educador. Que formação estes educadores possui? Que preocupação ou importância estes atribuem a sua prática? Qual o compromisso destes para com seus alunos?
Estes são alguns pontos que merecem ser destacados e envolve todo um cuidado, pois o papel do professor assim como sua prática é de grande relevância para estes sujeitos. A prática docente precisa ser antes de tudo motivadora, envolvendo estes sujeitos em atividades que tenham a ver com seu mundo, ou seja, o mundo adulto, despertando assim a curiosidade bem como a formação da sua consciência crítico - reflexiva e autônoma. Caso contrário a evasão é algo que frequentemente vem a acontecer. A falta de sintonia entre a escola e seus alunos torna-se um obstáculo para a aprendizagem e assim desenvolvimento destes sujeitos.
Neste sentido, penso que os cursos da EJA devem ser organizados com formas e currículos apropriados, considerando as características dos alunos, seus interesses, condições de vida e trabalho, utilizando metodologias que articulem conhecimentos de Base Nacional Comum, com as experiências destes sujeitos, de forma que lhes proporcionem a compreensão e leitura da realidade para uma vida melhor na sociedade.
Abordando a escola, ressalta-se, portanto o papel do professor ou a sua intervenção para o desenvolvimento de cada sujeito, onde o mesmo (professor) deverá atuar promovendo de acordo com a realidade ou necessidade dos sujeitos, seu desenvolvimento por estar inseridos na sociedade e atuar de forma ativa e reflexiva, deverá agir assim como um mediador da aprendizagem destes alunos.
Por fim, abordo a relevância também do espaço assim como todo o conteúdo destinado a esta modalidade de ensino, devendo o mesmo estar apropriado para receber estes jovens e adultos ou ainda idosos, que chegam a escola “tardiamente”, trazendo além de toda uma cultura e experiências, a vontade de aprender, que necessita ser respeitado e sempre assim estimulado.
Compreendendo, portanto a educação como um processo continuo, é que se torna relevante, “por inserir estes sujeitos novamente no Âmbito educativo dando oportunidade para que as mesmas aprendam o que não puderam aprender antes”.

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AULA 3 - HISTÓRICO DA EJA