sábado, 12 de dezembro de 2009

Oficina aplicada em duas turmas da EJA

Antônio Carlos
Evânia Maia
Jaldo S. Roseno
Marcia C. Gondim
Valdinéia F. de Oliveira
Relato de Impressão


Com a atividade aplicada nas turmas de EJA em uma escola da rede estadual, nos dias 26 e 30 de novembro, percebemos que apesar dos obstáculos enfrentados pelos alunos, devido a dificuldade em conciliar família, trabalho e escola, ainda assim, demonstram determinação em continuar com seus projetos de vida. Alguns deles afirmaram que a motivação maior para continuar os estudos são as conquistas pelo mercado de trabalho e o desejo de servir como exemplo para os seus filhos.
Alguns dizem estar insatisfeito com o curso. Avaliam o curso como muito “fraco”, por não oferecer o suporte necessário para que eles possam prestar um concurso público ou vestibular. As expectativas da maioria é que o curso possa lhes proporcionar uma “capacitação” para ocupar uma vaga no mercado de trabalho e obter um salário digno. Entretanto, outros esperam chegar à Universidade e fazer uma faculdade na área de saúde. O curso de enfermagem é a opção mais desejada.
Na atividade de construção de um painel, acerca da compreensão dos alunos sobre o tema socialização e conhecimento, percebemos que apesar de alguns terem conhecimento sobre o tema proposto, ainda assim, talvez pelo fato de estarem em nossa presença, a princípio eles ficaram inibidos. Todavia, no decorrer da atividade eles se sentiram mais a vontade e participaram da oficina.
Desse modo, avaliamos o trabalho como de grande importância para a nossa formação, já que o nosso objetivo é seguir carreira na área da educação. Assim, devemos desde já, fazer uma reflexão crítica acerca das propostas presentes nos projetos político pedagógicos, não apenas das séries iniciais, mas também da EJA, afinal podemos, também, atuar nesta modalidade da educação.

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AULA 3 - HISTÓRICO DA EJA